sábado, 5 de março de 2011

ELEMENTOS VAZADOS

Cobogós, Brises e Muxarabis
O elemento vazado é um ótimo artifício utilizado para barrar a insolação para dentro das edificações, principalmente em um país como o Brasil, e o uso de grandes panos de vidro acarreta em excesso de sol, gerando um superaquecimento dos ambientes internos.
Os elementos vazados além de permitir a circulação de ar e entradada de luz criam uma textura diferente na fachada. Tornando o interior da edificação mais agradável, diminuindo assim a utilização de ar condicionado.


Cobogó:
Cobogó é o nome pelo qual foi batizado o elemento vazado, inicialmente feito em cimento. Seu nome deriva das iniciais dos sobrenomes de três engenheiros, que no século XX trabalhavam no Recife e conjuntamente o idealizaram: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis.
Utilizado principalmente para evitar o superaquecimento do ambiente iluminado permitindo a passagem de luz e a ventilação.
Inicialmente feito de cimento, passando depois a ser confeccionado com outros materiais como: argila, vidro, cerâmica etc. 

Casa.com


Casa e Imóveis

Casa e Imóveis
Arcoweb
Arcoweb
 
Brise-soleil:
O brise-soleil (expressão francesa cuja tradução literal seria quebra-sol, embora seja comum a utilização apenas da palavra brise em português) é um dispositivo arquitetônico utilizado para impedir a incidência direta de radiação solar nos interiores de um edifício, para evitar aí a manifestação de um calor excessivo. Foi um dos principais elementos compositivos utilizados pela arquitetura moderna.

Casa e Imóveis

Casa e Imóveis
Os brises podem ser compostos de materiais diversos, sendo mais comun o concreto, a madeira e o alumínio. Normalmente caracterizam-se como uma série de lâminas, móveis ou não, localizadas em frente às aberturas dos edifícios. No caso de serem móveis, permitem que conforme a necessidade e a conveniência sejam regulados para aumentar ou diminuir a insolação no ambiente em questão.

Casa e Imóveis
Brises móveis 
Casa e Imóveis
Brise vertical de concreto 
Casa e Imóveis
Detalhe do brise vertical 
Casa e Imóveis
Brise vertical de concreto 
Casa e Imóveis
Detalhe brise contreto 
Exemplos célebres de edifícios que utilizam os brises como elementos fundamentais de sua composição são o Palácio Gustavo Capanema (no Rio de Janeiro, sendo este o primeiro edifício conhecido a fazer uso de brises móveis no mundo) e o Copan (em São Paulo).

Casa e Imóveis
Brise horizontal 
Casa e Imóveis
Detalhe brise horizontal 
 
Muxarabis:
É um dos elementos mais característicos da nossa arquitetura colonial, uma das mais persistentes influências da arquitetura árabe. O muxarabitrata-se de um balcão fechado por treliças.
Colunistas.ig

Arcoweb
 
Casa do design




Se você quer saber que tipo de brise utilizar, ou qual a posição adequada para instalá-lo acesse aqui e tire suas dúvidas.


2 comentários:

  1. Olá querida, em primeiro lugar obrigada estou realmente feliz com a Fifinha de volta.
    Parabéns pelo Blog. Amei a definição dos Bogodós!
    Bjs e como diria antes de entrar nos palcos pra dançar: Merda! no bom sentido...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Márcia, parabéns! Gostei muito da matéria sobre os brises. Também trabalhamos com brise e achei super interessante o seu post.
    Coneça o meu site e o meu blog:

    blog.http://tcacorporativo.blogspot.com
    www.tcacorporativo.com.br

    Trabalhamos com soluçoes para escritório.
    Um abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir