quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Que tal valorizar sua parede com listras??


As listras são uma ótima sugestão para valorizar uma parede. São muitas as possibilidades de combinações: largas; estreitas; na horizontal; na vertical; de tamanhos irregulares; tons em degradê. Elas podem ser pintadas, ou de papel de parede, ou adesivo, ou cerâmica...
Para não errar vale levar em conta que as listras na horizontal ampliam o ambiente, passando a sensação de uma parede mais longa, principalmente se os tons forem claros. Já na vertical nos passam a impressão de aumentar o pé-direito. 


Papel de parede:

Fonte: Omexco

Fonte: Omexco


Fonte: Casa Abril


Fonte: Omexco

Pintura:
Fonte: Casa Abril


Cerâmica:
Fonte: Casa e Jardim

Madeira:
Fonte: Revista aU


Adesivo:
Fonte: Artezanal


Se você ficou entusiasmado (a) em fazer uma parede com listras acesse esta ferramenta que pode lhe ajudar na escolha das cores, trata-se de um gerador de listras. E também descubra aqui o passo a passo e mais aqui para colocar a “mão na massa”. 



quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O encantador, versátil... Ladrilho Hidráulico




Um piso artesanal muito utilizado no Brasil em casas antigas das décadas de 30 e 40. Pode ser aplicado em várias áreas com diversas cores e paginações como: bordas, tapetes, contínuos, florais, lisos, geométricos, patchwork, acabamento de rodapé, painéis e quadros (a lista é imensa). Hoje, ele está de volta, resgatado pela tendência retrô que valoriza elementos do passado na decoração.

 
Existem registros históricos de um produto muito parecido com o ladrilho hidráulico desde as épocas moura e bizantina. A partir da descoberta do cimento em 1824 encontrou sua fórmula final, que até os dias atuais sofreu pouca alteração. Quase um século depois, sua produção artesanal continua a mesma. Utiliza, inclusive, as fôrmas de bronze originais trazidas da Europa.


 Áreas externas:
Ladrilho acompanhando a borda da calçada. 
 Muito utilizado em áreas externas


Trata-se de um produto produzido totalmente à mão, peça por peça, por um processo de fabricação muito pouco diferente do início do século XIX. Em um molde de latão, primeiro o ladrilheiro despeja o cimento misturado a pigmentos para compor o desenho. O restante do molde é preenchido de cimento. Então, cada peça é prensada e passa por um período de descanso. Depois, é mergulhada em um tanque de água, onde permanece aproximadamente por oito horas, por isso chamado de hidráulico, pelo tempo que passam debaixo d’água para a cura. Depois vai para uma prateleira, até atingir o endurecimento, que leva 14 dias.
Neste endereço da Casa e Jardim, você encontra todo o processo de fabricação do ladrilho hidráulico:  
Modelo da forma para confecção do ladrilho hidráulico.

Após a instalação, o acabamento deve ser protegido da sujeira da obra com plástico bolha. Em dois dias, os ladrilhos estão secos e podem receber resina acrílica (impermeabilizante para proteger, principalmente no caso dos pisos), que precisa ser reaplicada a cada dois anos. Para manutenção, recomenda-se passar cera líquida incolor com um rodo periodicamente (a cera conserva a resina). Na limpeza, use água e sabão neutro. Ácidos estão proibidos.

Casa Cor 2007 - Espaço gourmet.

 
 
Os ladrilhos hidráulicos têm como vantagens técnicas a alta resistência mecânica e térmica; são antiderrapantes; se, com tempo ficarem encardidos ou desbotados, é possível lixá-los e reavivar sua cor; possuem durabilidade estimada em mais de 100 anos.

Utilizado como rodapé

Com formas geométricas.



Formando um tapete na área central do ambiente. 

 Detalhes:
Painel de ladrilho associado com a madeira.
Detalhe do ladrilho na parede.
Um detalhe delicado na mesa.
Junto com a madeira, obtém um bom acabamento.  

 Patchwork:
Patchwork de ladrilho hidráulico: traz cor e alegra o ambiente.


Nostalgia:
Me lembro deste ladrilho na casa do meu avô, lembrança da infância. Fiquei muito feliz ao encontrá-lo quando estava pesquisando imagens.  


Os ladrilhos hidráulicos são uma boa opção para dar acabamento aos ambientes rústicos. Os diferentes modelos de desenhos deixam o espaço com um toque pessoal, colorido e charmoso. São infinitas as formas e modelos que podem ser criados. Então agora é só dar assas a imaginação e criar o que mais lhe agradou!! Espero ter contribuído para isso!!




quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Cimento Queimado

Muito utilizado antigamente em casas mais simples com o vermelhão para o piso e fogão à lenha e atualmente ganhou gosto e tornou mais sofisticado sendo utilizado em apartamentos em áreas internas, externas, revestimento, escadas, móveis e bancadas.

São muitas as vantagens do cimento queimado, é uma escolha rústica e ao mesmo tempo sofisticado além de ser o mais econômico, é de aplicação rápida, e de fácil limpeza. 

Nesta cozinha, o piso de cimento queimado faz bonito, aliado ao ladrilho hidráulico, que forma um tapete no centro do ambiente.

Os defeitos que podem ocorrer são as trincas, bolhas, manchas e porosidade. Por isso, ao se decidir em aplicar o cimento queimado procure uma mão-de-obra especializada, veja algum trabalho que ele já tenha realizado antes de contratá-lo. Hoje existem produtos prontos para aplicação, mas o mais importante é procurar um bom profissional.

Este é uma boa idéia para deixar a cozinha com um ar rústico: a bancada de alvenaria recebeu cimento queimado e tampo de angelim-pedra.

Sobre o contrapiso nivelado, o empreiteiro instalou juntas plásticas de dilatação a cada 2 m².
Neste ambiente faz combinação com a madeira e escada de concreto.


Nesta casa o cimento estrutural branco, foi adicionado um pouco de cimento cinza e areia branca lavada. O toque inusitado fica por conta das juntas que são demarcadas através das placas cerâmicas de 10x10cm.
 
  
O cimento queimado dá um toque especial ao cantinho.
No contrapiso, antes de fazer o cimentado, foram colocados anéis de ferro e vidro jateado blindado para embutir a iluminação.


Casa com linhas retas e fachada de cimento queimado.



O lavabo recebeu revestimento de cimento queimado cinza.


No banheiro associado a pastihas de cerâmica para não ficar escorregadio, principalmente na área molhada.

As imagens que estão sem a fonte são todas da Casa Abril, lá você vai encontrar mais dicas, algumas receitas e formas de aplicação, acesse o link: http://casa.abril.com.br/materias/pisos/va-cimento-queimado-479297.shtml