segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Água

Lagos; Fontes; Cascatas; Espelhos d’água

A água traz ao ambiente: aconchego, beleza, umedece o ar dando a sensação de estar mais próximo a natureza, e o barulho da água relaxa e acalma, além de valorizar o paisagismo.


Lagos:

Fonte: Flor&ser


Fonte: Vivastreet


Bicas:

Fonte: Casa e Jardim

Fonte: Casa e Jardim

Fonte: Casa e Jardim

Espelhos d’água:

Fonte: Multeffect Engenharia e Tecnologia
Fonte: Casa e Jardim
  
Cascatas:

Fonte: Houzz

Fonte: Houzz

Fonte: Houzz


 
E aí  sentiu motivado (a) em fazer um laguinho, uma fonte ou bica?? O que mais te agradou?? O legal é que você pode adaptar ao espaço que você tem se for um local grande pode ser um lago maior com peixes e se não for tão amplo também da para optar pelas fontes ou bicas, ou  laguinhos menores.
Até mesmo em apartamentos onde o espaço é restrito você pode optar por pequenas fontes (como as imagens a seguir) prontas ou fazê-las você mesmo siga as instruções.

Fonte: Casa e Jardim

Fonte: Revista Natureza




quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

JARDIM VERTICAL

Os jardins verticais valorizam pequenos espaços, revestem muros e paredes, são ótimas alternativas em varandas, jardins de inverno, paredes próximas a grandes janelas, muros externos e fachadas, além disso, funcionam como isolante térmico e ampliam espaços. Vejamos alguns exemplos:

Quadro de plantas:
Fonte: Quadro vivo
Fonte: Casa e jardim
Fonte: Casa e jardim
Fonte: Quadro vivo


Muros e paredes:
  
Fonte: Toque feminino
Fonte: Toque feminino

Fonte: Toque feminino


 Vasos:
Fonte: Casa e jardim
Fonte: Ambiental jardins
Fonte: Casa e jardim



Treliças:
Fonte: Casa e jardim
Fonte: Casa e jardim
Fonte: Casa e jardim

Considerações necessárias ao preparar um jardim vertical:
1. A escolha do local. Identificar se o local reúne as condições ideais para a implantação do projeto.

2. A iluminação. Preferencialmente escolher locais que tenham uma boa iluminação natural, se for zenital, bom, caso contrário a iluminação de grandes janelas e aberturas será ideal. Se o jardim for externo, prestar muita atenção ao excesso de insolação, as plantas que prosperam bem nos jardins verticais, normalmente não toleram muito sol direto.

3. Irrigação. Prever um sistema de irrigação adequado, que permita manter a umidade das plantas do jardim. Em geral nos jardins verticais teremos muita drenagem, e perda de água. O que pode levar a algumas plantas epífitas facilmente a stress hídrico.

4. Escolher as plantas. Nem todas as plantas são adequadas para jardins verticais. Prefira as epífitas, philodendros, peperômias, bromélias, samambaias, orquídeas e Aeschynanthus, são algumas boas alternativas.

5. Escolha um bom substrato. Os substratos a base de fibra de coco, são os melhores, mas pode contar com outras alternativas na sua região. Prefira substratos de boa qualidade, não é fácil acrescentar ou repor o substrato de um jardim vertical. Em alguns casos pode exigir refazer todo o jardim.

6. Pense na manutenção. Um jardim vertical exige um elevado nível de atenção, que não quer dizer que exija muita manutenção, se o projeto está bem concebido a manutenção será mínima.

7. Contrate um bom profissional com experiência. O seu risco de errar será muito menor.