Olha que legal estes materiais assemelham muito com a madeira, em alguns é até difícil perceber que não é madeira. Trata-se de materiais como a madeira biossintética, cimentícios, cerâmicos, bambu e PVC.
Madeira Biossintética
Muito interessante este material que é resultado da mistura de 70% de plástico reciclado e 30% de fibras vegetais como celulose, bagaço de cana e casca de arroz. Pode ser utilizado em deques, revestimentos de paredes e fabricação de móveis. A vantagem é de que dispensa o tratamento contra pragas ou intempéries; pode ser utilizado em ambientes externos; 100% reciclado; e resistente a umidade. Muito bom pois além de preservar o verde ainda recicla outros.
Na fachada da residência foi utilizado como tela de ripas onde tem a função de um brise soleil, ou seja, filtrar a incidência solar, regulando a temperatura e a luminosidade no interior da residência.
Cimentícios
O cimento sempre muito utilizado na construção e em revestimentos, mas com esta proposta assemelhou muito com a madeira é impressionante, imita até os sulcos da madeira envelhecida. Perfeito! Suas vantagens são de que podem ser usados em ambientes externos ou internos e é fácil de limpar.
Cerâmicos
Nos pisos cerâmicos existe uma grande variedade de cores e tamanhos dependem de cada fabricante. As vantagens deste produto é que pode ser utilizado como piso e revestimento de paredes; em ambientes externos e internos.
Bambu
Muito utilizado na China, há 4 mil anos, mas só depois que o crescimento econômico começou a ameaçar as florestas que surgiu a idéia de usar o bambu para suprir a madeira. Tem como vantagens de parecer com a madeira; resiste melhor as intempéries; requer menos manutenção; planta de crescimento rápido; e não morre quando um caule é retirado da touceira.
PVC
Indicado para áreas internas trata-se de uma película e pode ser instalado sobre o contrapiso ou nas paredes. A vantagem do PVC é que sua espessura tem apenas 3 mm ; e pode ser instalado sobre um piso já existente.